Mãe, mulher, militante de esquerda, professora... não necessariamente nessa ordem!

Minha foto
Sou mãe da Ana Rosa. Minha guerreira, meu orgulho. Sou militante do PSTU. Meu partido. Sou professora por opção. Não amo pela metade, não falo coisas apenas para agradar, prezo pela verdade. Sou amiga para todas as horas.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Esse é o Brasil que temos!

Campanha urgente!

Recolher assinaturas contra o aumento de 62% aprovado pelos parlamentares


A CSP-Conlutas recolherá assinaturas em todo o país contra o aumento abusivo aprovado pela Câmara dos Deputados e Senado

Não podemos aceitar o aumento aprovado pelo Congresso Nacional para o Legislativo e Executivo. A aprovação desse Projeto de Lei vai representar um reajuste de 61,83% no salário dos senadores e dos deputados federais, de 133,96% para o salário do presidente da República e de 148,63% no do vice-presidente e dos ministros. Aumentos que nenhum trabalhador conseguiu nesse periodo.

Esse reajuste inaceitável para a esfera federal será estendido para as esferas estaduais e municipais, ou seja, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, deputados estaduais, governadores e seus vices.

Esse escândalo torna-se ainda maior quando observamos que os mesmos parlamentares querem reajustar o salário mínimo em R$ 30 em 2011. São eles também que defendem arduamente congelar o salário do funcionalismo federal por dez anos e dizem que dar reajuste aos aposentados superior à inflação vai quebrar a previdência. Os argumentos são a falta de recursos e a tal da austeridade fiscal.

É necessário repudiar essa atitude abusiva dos parlamentares urgentemente. A CSP-Conlutas está encaminhando um abaixo-assinado eletrônico. Envie o texto abaixo para toda a sua lista e depois a envie para secretaria@cspconlutas.org.br

Abaixo-assinado eletrônico

A Câmara de Deputados e o Senado Federal aprovaram, nesta quarta-feira (15), um Projeto de Lei que aumenta os salários dos próprios deputados e senadores, dos ministros do Estado, do vice-presidente e do presidente da República para R$ 26.723,13, valor igual ao salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal, teto salarial dos servidores públicos.

Os reajustes variam de 62% a 148%, índices que nenhuma categoria profissional teve direito.

Ou seja, nesse caso, o chamado “equilíbrio das contas públicas”, argumento utilizado para não conceder um reajuste digno do salário mínimo, aposentadorias e pensões não é aplicado para os próprios membros do Executivo e Legislativo.

Essa decisão é um desrespeito com os trabalhadores e com a sociedade brasileira, ainda mais se observarmos que na proposta de orçamento em discussão para 2011, o reajuste previsto para o salário mínimo é de míseros R$ 30,00.

Apesar de ter sido vergonhoso, o aumento contou com o apoio do presidente Lula e da presidente eleita, Dilma Rousseff, e com a aprovação da ampla maioria dos partidos e parlamentares.

Fazemos um chamado a todos os trabalhadores a se manifestarem contra este aumento absurdo. Fazemos um chamado às centrais a denunciar esse escândalo e exigir aumento geral dos salários.

- Revogação imediata do reajuste concedido aos deputados, senadores, ministros, vice-presidente e presidente da República

- Aumento aos aposentados!

- Fim do fator previdenciário!

- Não à reforma da previdência!

- Dobrar imediatamente o valor do salário mínimo!

Minha linda leitora!

Ler por prazer de descobrir, de imaginar, de viajar em todos os mundos sem sair do lugar.

Ler para no futuro questionar, indagar-se, experimentar... ser crítco.

Ler também é preciso!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Um anivesário que não se comemora mais!



Hoje estou péssima! Sem ânimo pra ser diplomática e sem vontade de responder com delicadeza aos recados com teor espiritual.
Portanto, aos religiosos ou que acreditam em coisas sobrenaturais, peço licença para viver esse momento de acordo com o que (não) acredito. Não acho que meu irmão está em um lugar melhor. Seu corpo se deterioriza em baixo da terra. Isso não é melhor que respirar, que andar, que ter sensações e sentimentos.
Não acredito que seu espirito olha por nós, porque simplemesmente não acredito em vida após a morte.
Não acredito que vamos nos reencontrar um dia. O que tínhamos que viver foi vivido. Agora só me resta a saudade do que vivemos e daquilo que queríamos viver.
Encontro meu irmão nas músicas, nos poemas e nas coisas. São tantas que parecem ter sido escritas e feitas pra ele. Ele estará sempre presente em meus pensamentos, nas minhas lembranças, nos meus sonhos!
E eu sempre terei dentro de mim essa dor incurável. Essa saudade sem fim. Essa angústia.

O que sinto é doloroso demais! Sofro pelos que sofrem pela sua ausência. Sofro por saber que não mais nos veremos. Por não poder dá o abraço que gostaria.
Sofro pela saudade que não tem remédio, pelos os momentos que não vivemos ou não aproveitamos.

O que eu mais queria era poder te desejar um feliz aniversário, um feliz natal... Queria dá aquelas broncas de sempre e ver seu sorriso tímido por muitos e muitos anos ainda.

A partir desse ano não comemoramos mais seu aniversário. Sofremos todos os dias a cada lembrança. Mesmo nas boas recordações.

Com essa experiência ruim nada aprendi. Não mudei minhas concepções e não acho ainda que seja necessário o sofrimento para descobrir-se a pessoa que é. Não sou uma pessoa melhor nem pior, sou uma pessoa que sofre, que chora e que sabe que a realidade é cruel, e os clichês não conseguem amenizar essa terrível constatação.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Por Mim. Por Nós. Pelas Outras:


Por Mim. Por Nós. Pelas Outras:

BASTA!

Diga Não à Violência Contra a Mulher!


25 de Novembro: Dia Internacional de

Combate à Violência Contra a Mulher.

Em 1981, no Primeiro Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe, realizado em Bogotá na Colômbia, o dia 25 de novembro foi estabelecido como “Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher” em homenagem às irmãs Mirabal.

"Las Mariposas", como eram conhecidas Patria, Minerva e Maria Teresa Mirabal na militância política clandestina, foram presas por diversas vezes no período de 1949 a 1960.

No dia 25 de novembro de 1960, na República Dominicana, foram brutalmente assassinadas pelo ditador Trujillo. Neste dia, regressavam de Puerto Plata, onde haviam visitado seus maridos presos políticos. Elas foram detidas na estrada e, em seguida, assassinadas por agentes do governo militar.

Para se safar, a ditadura simulou um acidente. Este terrível assassinato produziu o rechaço geral da comunidade nacional e internacional em relação ao governo e acelerou a queda do ditador Rafael Leônidas Trujillo.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Amigo Secreto do Coração (de leão)!

Somos mães e pais de cardiopata, nos unimos nos momentos de dor, de sofrimento... Mas vibramos a cada vitória alcançada pelos nosso Pequenos Guerreiros.
Passamos o ano inteiro, seja através da internet, de telefone ou pessoalmente nos confortando, trocando experiências, palavras de apoio e dividindo nossos anseios.

Acompanhamos crianças que se recuperam, outras que partem. Pais e mães que renovam suas forças, que recebem doses de esperanças diariamente e pais que e mães seguem a vida sem um pedaço de si.

Somos da Comunidade Coração de Leão: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=94726392
que tem dado seus passos para se tornar uma Associaação de apoio à crianças cardiopatas e suas famílias. Somos uma família em torno de sentimentos indescritíveis e de lutas intermináveis.

Agora que se aproxima o final de mais um ano de batalhas, lutas, vitórias, perdas, renovação de esperanças... Estamos organizando um evento na comunidade Coração de Leão. É o nosso Amigo Secreto: Nessa brincadeira, iremos demonstrar nosso carinho à nossa grande família. E já adianto que tem sido muito bom essa brincadeira, pois não é uma simples brincadeira. É a nossa forma de ficarmos mais unidos e demonstrar nosso carinho mútuo.

A Camila é nossa musa dos cardiopatas, tem um coração valente também e postou na comunidade a seguinte frase a respeito do nosso amigo secreto:

"Camila [gerenciar]
EeEee, to animadaaaa, hehehhehehe!
Que bom que mesmo longe conseguimos ficar perto!"

Entrem no link acima e conheça a Coração de Leão.

Eu apoio essas causa: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=94726392

Conheça várias histórias do coração: http://www.xn--pequenoscoraoes-pmb.com

Visite o site: http://amigosdocoracao.wordpress.com

Participe da Comunidade da Ana Rosa no orkut: http://www.orkut.com.br/main#Community?cmm=38633089

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ao mestre, com carinho



Todos os dias do ano você vibra a chegada de um feriado (de preferência prolongado), lembra o quanto é injusto e insuficiente seu salário, reclama daquelas varizes que insistem em aparecer devido às horas de trabalho em pé. Lembra que precisa marcar horário com um psicólogo por causa do estresse. Mas logo descobre que tem inúmeros diários para atualizar, aulas para preparar, provas para corrigir...
Noites mal dormidas te lembram que seu trabalho não é valorizado, que você precisa de formação contínua, mas precisa pagar por ela. Lembram que a violência dentro da escola te assusta, mas você pouco ou nada pode fazer para ficar longe dessa cruel realidade.

Quem ler pensa que você odeia seu ofício, sua profissão...

Mas você não desiste de ser parte da formação do conhecimento e da busca dos sonhos de muitas crianças, jovens e adultos. Por que ama o que faz. Você não tem coragem de desistir de lutar contra toda dificuldade imposta diante da sua profissão. Isso para você é tornar os sonhos possíveis.
E essa convicção pelo que faz desperta a convicção de outros a serem lutadores e persistentes.

¨Parece injusto lhe dizer feliz dia dos professores, por causa das dificuldades diárias na escola, por conta da rotina dura. Mas esse dia é importante para você, que persiste.
Teu mundo é alegre, pois você consegue olhar os olhos de todos os outros, depositar esperança e confiança naqueles que te acompanham e fazem parte dessa luta. Teus alunos! E fazê-los felizes também¨.

Por tanto, Feliz dia dos Professores para nós!!!!!!!!!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A saudade tá grande e é ruim...


Nem sei porque você se foi. Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver. E aquele adeus, não pude dar
Você marcou em minha vida. Viveu, morreu na minha história
Chego a ter medo do futuro. E da solidão, que em minha porta bate

E eu gostava tanto de você... gostava tanto de você!

Eu corro fujo desta sombra. Em sonhos vejo este passado
E na parede do meu quarto ainda está o seu retrato
Não quero ver pra não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista o pensamento em você...

E eu
Gostava tanto de você



terça-feira, 28 de setembro de 2010

Saudades eternas


Quem dera nós chorássemos apenas de Alegria. Todo sorriso fosse plenamente feliz... Quem dera toda pergunta tivesse resposta. Toda dor tivesse cura... Quem dera toda agonia tivesse conforto. Se o tempo fosse mesmo remédio... Ah quem dera toda saudade fosse gostosa e toda ida tivesse volta!

Meu irmão foi o último a chegar e o primeiro a nos deixar. Faleceu dia 20/09/2010. Tivemos 20 anos de muita felicidade ao seu lado.
Mas nosso pranto agora é de dor. Nossos risos sempre trarão um pouco de tristeza. Não saberemos o que ele sentiu ou pensou nos seus últimos segundos de vida.
E essa dor o tempo não cura, apenas aumenta a cada dia sem a presença dele.
A saudade não diminui. A distância que há entre nós o trem não pode encurtar.
Ele não vai mais me ligar pedindo dinheiro emprestado, não mais vai me convidar pra ir à praia...
Há um infinito de sentimentos e de pensamentos... eu só queria meu irmão de volta!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

¨Experiencia Socialista¨

Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que ele nunca reprovou um só aluno antes mas tinha, uma vez, reprovado uma classe inteira. Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e 'justo.'

O professor então disse, "Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas em testes."
Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam 'justas.' Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém repetiria. Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia um A...
.
Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam Bs.
Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.
Quando o segundo teste foi aplicado, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma.
Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do "trem da alegria" das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos.
Como resultado, a segunda média dos testes foi D.
Ninguém gostou. Depois do terceiro teste, a média geral foi um F.
.
As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe.
A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma.
No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala.
Portanto, todos os alunos repetiram...
Para sua total surpresa.
.
O professor explicou que o exper imento socialista tinha falhado porque ele foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça e mágoas foram seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado.
"Quando a recompensa é grande", ele disse, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós".
"Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros, sem seu consentimento, para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável."

**************************

O pensamento abaixo foi ESCRITO POR ADRIAN ROGERS NO ANO DE 1931!!!

"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade.
Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber.
O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém.
Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la; e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.
É impossível multiplicar riqueza dividindo-a."

Adrian Rogers, 1931.
PASTOR EVANGÉLICO, QUE FALECEU EM 15 DE NOV. 2005.


Experiência Socialista

Uma resposta de Ricardo Hugo ao texto ¨Experiencia Socialista¨


Bom, na experiência tem grande ênfase a questão da justiça dentre os que estudaram para obter boas notas e os que apenas se aproveitaram dos esforços alheios para também consegui-las.

podemos reparar que no Brasil atual, este Brasil no modelo Capitalista é exatamente isso que acontece, explico:

No Brasil, milhões de trabalhadores têm jornada de trabalho de 44hs semanais (na teoria), são 8,8 hs de trabalho diário, considerando uma jornada de 5 dias semanais. Ainda que cerca de 39% dos trabalhadores, nas grandes Capitais fazem horas extra, somando uma jornada de trabalho de, em média, 48 hs semanais ou seja, 9,6 hs diárias, de acordo com pesquisa realizada pelo PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) e ainda que são gastas em média duas horas e meia na locomoção do trabalhador no trajeto casa/ trabalho e vice-versa.
Nessa soma então, temos um trabalhador que não faz horas extras utilizando 11,3 hs do seu dia para a empresa e um que faz horas extras gasta em média 12,1 hs apenas com o trabalho.

Bom, mostramos aqui a classe trabalhadora, que seria numa analogia os CDFs da sala do Experimento Socialista, aqueles que estudam pra caramba.
Só que existe uma diferença aqui na nossa realidade, a realidade do Capitalismo. Estas pessoas que chegam a trabalhar 12hs diárias, apesar de seus esforços, tem como base um salário mínimo fixado em R$510,00, o que ainda assim não é garantia de salário, já que em regiões mais pobres temos trabalhadores em regime de trabalho escravo que não chegam a ganhar esse valor enquanto os grandes patrões, que na analogia do Experimento, seriam os Preguiçosos exploradores (lembrando que os lucros são injustamente repassados, favorecendo é claro, os interesses deles sempre). Podemos ainda destacar outros fatos, como o acesso restrito da população a recursos que são financiados por ela mesma, como estudo, saúde e segurança... aí me vem um governo se gabando por ter feito "Bolsa Isso" "Bolsa Aquilo"... que nada mais é do q dar (de forma a parecer "favor") o que nós mesmos pagamos para ter, e ainda o fazem com todas as economias do mundo, para que sobre mais para os bolsos Deles, os Grandes Chefes do Capitalismo.
Enquanto o dinheiro de toda essa gente que trabalha mesmo, que faz girar a economia desse pais escoa apenas dos cofres públicos com um destino incerto, mas que com toda certeza não tem sido para retorno e uso da população, que deveria tê-lo por direito investido em políticas e programas Sociais, ou seja, para o Povo. Ao invés disso o que podemos ver é nosso suado dinheiro ajudando a reerguer bancos internacionais quando estes encontram-se em crise ou a financiar mais algumas centenas de multinacionais que vêm drenar as riquezas do pais, sem pagar impostos ou pagando o mínimo possível pela ocupação e uso de nossos recursos, como terra, energia, matéria prima, etc... Os salários ilusórios, que no fim do mês não vemos em porcentagem equivalente...já que sempre tem aqueles descontos que o governo deixa de cobrar Delas pra cobrar da GENTE... INSS, IR...

A Analogia feita entre o Experimento e o movimento Socialista é pra mim equivoco, já q é o capitalismo e não o socialismo quem tira dos pobres para dar aos que já são ricos...
O socialismo não pretende dar vantagens aos "espertinhos" como se mostra no texto, e sim acabar com a centralização de recursos do povo para fins que não sejam do povo, acabar com a distribuição irracional do capital gerado pelo povo e q não chega até ele como nenhum tipo de retorno positivo. O dinheiro q o povo ganha hoje é suficiente apenas (quando o é) para pagar as dividas cobradas pelos orgãos públicos e particulares por sua prestação de serviços deficiente, já que não atende as necessidades da população a quem deveria destinar-se e qundo nos sobra algo o capitalismo nos mostra q precisamos de algum produto para ser feliz e leva o que nos resta, vendendo-nos ilusões de que a vida poderá ser melhor pra gente em detrimento daquela aquisição.

Como o mundo poderá ser melhor se o pensamento de que um mundo Socialista, ou seja, Feito Para a Sociedade, é algo ruim e que nos levará a bancarrota.
O mexicano,Carlos Slim Helú, possui a "bagatela" de 53,5 BILHÔES de DÓLARES... Bill Gates, 53 BILHÔES de DÓLARES... EU recebo 1.079,00 REAIS dos quais não me tem sobrado NADA para investir e acumular fortuna devido aos impostos que pago em cima de tudo que compro e de tudo que me é descontado antes mesmo de eu receber meu salário ...levando em consideração aqui que estou há quase 4 anos na empresa e já tive promoção pra poder chegar a este valor de salário.

VOCÊ, quanto ganha por mês?

Somente na Índia há 645 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, quantidade superior à soma de todos os países da África subsaariana.

Vê a diferença na divisão?...que na verdade não é feita.

Claro que não há Política perfeita, mas há aquela política que pode fazer mais e melhor por todos e não beneficiar alguns pouquíssimos como a política Capitalista, que visa o capital e não a Sociedade.

Este texto (texto a cima) apenas tenta boicotar e enfraquecer o que pode ser bom para a sociedade. Mas sua Analogia serve melhor ao modelo Capitalista.


Ricardo Hugo é trabalhador da empresa Natura, na função de recepcionista. É amante da arte, do cinema e da fotografia. Vegetariano por convicção e de vez enquando ¨ataca¨ de escritor.