Mãe, mulher, militante de esquerda, professora... não necessariamente nessa ordem!

Minha foto
Sou mãe da Ana Rosa. Minha guerreira, meu orgulho. Sou militante do PSTU. Meu partido. Sou professora por opção. Não amo pela metade, não falo coisas apenas para agradar, prezo pela verdade. Sou amiga para todas as horas.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Por Mim. Por Nós. Pelas Outras:


Por Mim. Por Nós. Pelas Outras:

BASTA!

Diga Não à Violência Contra a Mulher!


25 de Novembro: Dia Internacional de

Combate à Violência Contra a Mulher.

Em 1981, no Primeiro Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe, realizado em Bogotá na Colômbia, o dia 25 de novembro foi estabelecido como “Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher” em homenagem às irmãs Mirabal.

"Las Mariposas", como eram conhecidas Patria, Minerva e Maria Teresa Mirabal na militância política clandestina, foram presas por diversas vezes no período de 1949 a 1960.

No dia 25 de novembro de 1960, na República Dominicana, foram brutalmente assassinadas pelo ditador Trujillo. Neste dia, regressavam de Puerto Plata, onde haviam visitado seus maridos presos políticos. Elas foram detidas na estrada e, em seguida, assassinadas por agentes do governo militar.

Para se safar, a ditadura simulou um acidente. Este terrível assassinato produziu o rechaço geral da comunidade nacional e internacional em relação ao governo e acelerou a queda do ditador Rafael Leônidas Trujillo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário