Mãe, mulher, militante de esquerda, professora... não necessariamente nessa ordem!

Minha foto
Sou mãe da Ana Rosa. Minha guerreira, meu orgulho. Sou militante do PSTU. Meu partido. Sou professora por opção. Não amo pela metade, não falo coisas apenas para agradar, prezo pela verdade. Sou amiga para todas as horas.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Campanha visa chamar atenção para os corações com buraquinhos


Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita no Brasil – 12 de Junho.

A ideia partiu de Daniela Busch, mãe de Ana Luiza que é portadora de cardiopatia congênita - TRANSPOSIÇÃO CORRIGIDA DAS GRANDES ARTÉRIAS, ou seja, os ventrículos são trocados de lugar, assim como as válvulas mitral e tricúspide -

Daniela lançou a ideia na comunidade do orkut ¨Cardiopatia Congênita¨ no dia 14 de Fevereiro de 2009:

¨Oi meninas, mesmo em meio a tantas crianças queridas passando por procedimentos e nossos corações ligados a estes pequenos, não poderia deixar de mencionar aqui que hoje é comemorado nos EUA, Canadá e parte da Europa o dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita. Hoje é o Dia de São Valentim ou, em inglês, Valentine's Day. Esse dia se assemelha ao nosso Dia dos Namorados, mas não é só para troca de presentes entre os apaixonados, os amigos também trocam presentes. Nos países onde se comemora o Valentine's Day decidiram fazer deste dia o Dia da Consicientização porque como no comércio há o apelo com corações por todos os lados, poderia se aproveitar para lembrar dos pequenos corações especiais, como os de nossos filhos. Um dos meus sonhos é que pudéssemos ter campanha semelhante aqui no Brasil. Eles distribuem material informativo, divulgam na mídia em geral (radio, impressa e TV), organizam eventos, etc. Queria colocar aqui uma votação para vcs pensarem como poderíamos unir forças para este sonho se realizar. Coloquem aqui a sua opnião de data: 14 de fevereiro (como nos EUA e Europa) ou em 12 de junho, que é nosso dia dos namorados. Quem sabe consigamos nos organizar com idéias para uma próxima data e dar início ao primeiro dia de conscientização no Brasil? Beijos¨ Escreveu Daniela.

A ideia foi aprovada e abraçada por várias mães que participam da comunidade virtual. Em Fevereiro de 2010 foi lançada oficialmente a campanha pela a institucionalização do Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita no Brasil, e a primeira iniciativa foi a criação de um abaixo assinado online. O objetivo era conseguir um grande número de assinaturas para ser enviadas as autoridades políticas do país.

Em seguida as mães que fazem parte da comunidade, juntamente com as que fazem parte da ONG Pequenos Corações se uniram para conseguir assinaturas físicas em todo país.

A AACC – Pequenos Corações abraçou a causa e organizou mães de vários Estados e Cidades do Brasil para participarem da campanha.

Desde então as mães ¨arregaçaram as mangas¨ e foram em busca de apoiadores para o projeto, que incluiu desde pessoas envolvidas na política, médicos, familiares, igreja... em fim, todos que pudessem ajudar de alguma forma para que esse dia fosse aprovado.

As mães escolheram o dia 12 de junho para as comemorações e nesse dia promover a divulgação dos aspectos que envolvem as doenças cardiovasculares, alertando a população para os fatores de risco a elas relacionados, transmitindo informações e esclarecimentos sobre tratamentos, diagnósticos, centros especializados, exames e cuidados importantes que os cardiopatas necessitam.

A data escolhida seria uma adaptação à nossa cultura, para o nosso Dia dos Namorados, assim seria usado na campanha com os corações simbólicos já expostos em todo comércio e meios de comunicação.

Então, no dia 12 de junho de 2010 ocorreram eventos em vários estado e cidades do país:

Fortaleza -CE: Houve a concentração de mães do Incor e representantes da Pequenos Corações na Avenida Beira Mar, onde as mães recolheram assinaturas e distribuíram picolés aos participantes. Um dia antes, uma entrevista foi dada pelo Cardiologista Dr. Valdester Cavalcante Pinto, também fundador do Incor- Fortaleza. ao Bom dia Ceará na TV Verdes Mares (retransmissora da TV Globo).

Curitiba - PR: As mães se concentraram na Paróquia Santa Edwirges onde estava acontecendo a Noite do Pastel. Ali, o Padre Raimundo, gentilmente cedeu um espaço para que elas divulgassem a campanha e recolhessem assinaturas.

Araraquara – SP: Lá o evento foi antecipado, realizado nos dias 10 e 11. A campanha foi lançada na ETE Anna de Oliveira Ferraz. E em vários outros lugares da cidade foi feito o recolhimento de assinaturas.

Porto Alegre – RS: As mães foram ao Instituto de Cardiologia e PUC . Visitaram os pacientes, distribuíram pirulitos, balões e recolheram assinaturas.

Várzea Grande - MT: Foi o primeiro município do Brasil a votar e aprovar a lei criando o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita. Isso ocorreu no dia 09 de junho. Não houve evento, apenas a votação na câmara dos vereadores.

Cuiabá – MT: No dia 10 de junho, o médico e vereador Lúdio Cabral (PT) encaminhou projeto de lei para a criação da data. A representante da Pequenos Corações, Durcila Cordeiro, defendeu o projeto.

São Paulo – SP: Em São Paulo o evento aconteceu no dia 18/06 na câmara dos vereadores. Teve homenagem aos médicos cirurgiões: José Pedro da Silva, Gláucio Furlanetto, Marcelo Biscegli Jatene, Miguel Lorenzo Barbero-Marcial, Lílian M. Lopes e Regina Amuri Varga. Além da Presença do cirurgião Adib Jatene e participação de vários familiares de cardiopatas e representantes da ONG Pequenos Corações.

Aconteceu uma palestra com a cardiologista e especialista em Ecocardiografia Infantil e Fetal, Lilian Maria Lopes.

Márcia Adriana Saia Rebordões, presidente da Pequenos Corações, comentou a importância da conscientização. “Com o diagnóstico precoce, até mesmo na gestação, é possível resolver os problemas mais graves”, informa ela.

Para maiores informações e participar da campanha acesse o site: www.pequenoscoracoes.com

Email para: contato@pequenoscoracoes.com

Maiores detalhes e fotos no site: www.amigosdocoracao.wordpress.com

Para assinar a lista online: A ONG está recolhendo assinaturas para enviar a Brasília solicitando a instituição do DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA CARDIOPATIA CONGÊNITA - 12 de junho. Você pode ajudar assinando o abaixo assinado virtual clicando aqui. Não precisa preencher todos os campos, apenas nome e email.









Nenhum comentário:

Postar um comentário